Seguidores

domingo, 27 de maio de 2012

Conheça-te

O conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento. Portanto estou incumbido de conhecer a mim mesmo, me conhecer completamente, conhecer minhas minúcias, minhas características, minhas sutilezas, e cada átomo meu.
Kahlil Gibran

O Ser Humano e o Cosmo


“Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha vossa vã filosofia.”  Shakespeare

O Som é a matéria prima do Universo, já dizia o Evangelho de São João: “No Princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Tudo foi feito por Ele e nada do que tem sido feito, foi feito sem Ele. Nele estava a vida, e a Vida era a Luz dos homens”. “...e o Verbo se fez carne e habitou entre nós”, portanto a Essência Divina peloVerbo, manifestou-se na face da Terra.

            “Deuses fomos e nos esquecemos disso”. Assim falou o iniciado cristão Santo Agostinho, apontando que a trajetória humana flui da inconsciência beatífica dos primeiros dias da Criação para a consciência deífica do Sede Conosco, quando a personalidade será una com sua Consciência Superior, sua luz interior, atenta colaboradora. A mesma idéia se encerra na feliz e incompreendida parábola do filho pródigo, que abandona sua casa para viver as experiências do mundo e, por fim, retorna ao lar, despojado da herança paterna (consciência instintiva), porém maduro e reconhecido ao pai (consciência superior) que também o reconhece, acolhe e festeja.

Para esse retorno à Unidade, o ser humano precisa despertar sucessivamente osprincípios latentes em seu interior, enquanto exercita os já realizados. Ao todo são sete, como os alegóricos dias da Criação, pois o ser humano e o Universo são da mesma essência e evoluem concomitantes. Mistério...? para quem não procura a verdade.

            Considerando que a ignorância gera mistérios, podemos afirmar que só há mistério onde há falta de conhecimento, e conclusivamente: Não há mistério. O que há é ignorância sobre as Leis da Natureza e do Universo, e que estas dormitam latentes dentro de cada ser.

Mas, então, as pessoas seriam ignorantes? Não, apenas vivem desatentos aos assuntos transcendentes ligados à Realidade da Criação, à Evolução da Humanidade e à Constituição Superior de cada pessoa. Ignoram que cada individualidade é um microcosmo, reflexo do macrocosmo e que todas as forças-energias cósmicas têm sua correspondência na tessitura do corpo de cada ser.

Vivendo acossado por necessidades e impulsos que não entende, e por isso não controla, o ser humano tem vagado pela face do Planeta em lenta e penosa evolução. No entanto, ensina a Sabedoria Eterna e garantem os místicos, sábios e iluminados de todas as épocas, a Essência que habita em todos, paira acima de todas as circunstâncias humanas. E para muitos jaz ainda adormecida como resposta às fundamentais questões: “Quem somos? De onde viemos? Qual a nossa missão? Para onde vamos?”

São enigmas de uma Esfinge que habita as trevas da consciência humana vigiando dia e noite os Portais da Eternidade, atenta ao passado e no que virá, como cruciais questões que angustiam qualquer vivente, e encerram o drama e a grandeza da peregrinação humana. Como redentores da Humanidade, por tê-las resolvido, fizeram-se vários luminares; por aspirar resolvê-las, lavraram-se os sábios, os heróis e os santos; por tê-las pretendido dominá-las ou por desconsiderá-las (com se tal fosse possível...), forjaram-se os Césares de todas as épocas, algozes de si mesmos e dos demais; à parte, a massa dos pseudo-indiferentes, joguetes em geral, dos mais espertos ou mais egoístas permanece dominada e alienada.

Acreditar que está em paz com sua consciência, distribuindo benfeitorias aqui e ali, não justifica apagar todo um passado mal resolvido. Não se pode chegar à Casa Paterna com bagagem mundana às costas.
Considerando que alguns instrumentos necessitem de uma conexão em certa voltagem para funcionar, todos aqueles que já conquistaram a força mental nesse nível sintonizam o conhecimento direto com os planos sutis da criação, pois seus instrumentos já estão nessa sintonia. Aquele que não estiver no mesmo diapasão ou na voltagem suficiente terá que se transformar, melhorando o seu estado de consciência, até entrar em sintonia: eis o Despertar da Consciência.

Resta ao ser humano, conscientemente, integrar-se com o Todo, a fim de que haja equilíbrio entre seus três estados de consciência: a física, a psíquica ou emocional e a espiritual. Uma vez equilibradas, a individualidade será harmônico consigo, com o meio em que vive e com o Todo Universal, de cuja integração passará a tomar conhecimento diretamente, através de seus próprios meios, pois os mecanismos existentes nos veículoshumanos começam a funcionar.

Notamos que não há pessoas privilegiadas. Todos têm o mesmo potencial. Este, sim, em alguns já estão despertos e em muitos, ainda adormecidos, truncados, entretanto em alguns deformados por atos praticados por pura ignorância das Leis do Universo, e de como tais leis funcionam e operam inexoravelmente.

É privilégio humano sair da vida instintiva e alinhar-se ao plano de eclíptica pessoal, que vale dizer: buscar o reencontro com a sua Natureza Superior, a começar pelo seu próprio íntimo até lograr dizer, consciente: “Eu e o Pai somos um só”.